quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

08 de dezembro: Hora da Graça

Em mensagem de 22 de novembro de 1947, Nossa Senhora da Rosa Mistica recomenda a Pierina Gilli, como preparação para a Hora da Graça:

 " Oração e Penitência. Rezem 3 vezes ao dia , todos os dias, o Salmo 50, o Miserere, de braços abertos”.

Esta preparação deve ser feita do dia 01 a 07 de dezembro. Em mensagem de 22 de novembro de 1947: 

"No dia 08 de dezembro, ao meio-dia,virei a esta paróquia e acontecerá a Hora da Graça. Que se difunda a noticia de minha vinda. A Hora da Graça será um evento com grandes e numerosas conversões”.

E em 08 de dezembro de 1947:

 “Desejo que todo ano, no dia 08 de dezembro, realize-se a Hora da Graça Universal. Com essa prática serão alcançadas numerosas graças espirituais e corporais. Mesmo àqueles que não puderem ir às igrejas e permanecerem rezando em suas casas ao meio-dia,concederei muitas graças”.


Rosa Mística

Este é um dos títulos mais populares de Maria. A rosa é a rainha das flores. Maria é a rainha do Jardim de Deus. A beleza simples e o perfume inconfundível da rosa fazem dela a flor preferida dos apaixonados. Maria é a obra-prima da Criação. É um ícone de beleza espiritual. É modelo para todo cristão. É uma verdadeira “Rosa Mística”.
A Bíbla, no Antigo Testamento, já conhecia esta flor. O livro do Eclesiástico fala várias vezes da rosa como metáfora da Sabedoria de Deus. Esta “rosa mística” é cultivada em Jericó (Eclo 24,14). Os filhos de Deus também são exortados a “crescer como a roseira plantada na beira da água corrente” (Eclo 39,13). O sumo sacerdote “Simão” (220-195 antes de Cristo) é elogiado como alguém que se comprometeu com o Deus do povo e com o povo de Deus: “…era como a rosa da primavera” (Eclo 50,8).
Assim como a Bíblia, nossa tradição sempre ligou a rosa às mães. Este é um dos presentes preferidos no mês de maio. É belo ver uma criança oferecer um boão de rosa para sua querida mãe. Talvez por isso uma das preces mais populares de todos os tempos se chame: Rosário, ou seja, rosas para Maria.
Entre nós, recentemente, ficou muito popular a imagem de Nossa Senhora da Rosa Mística. Quem nunca viu a imagem de Maria com três rosas no peito?!  A origem desta devoção está no norte da Itália, região da Brescia, aonde uma mulher muito simples do povo, chamada Pierina Gilli (1911-1991), teve algumas visões que foram discernidas pela Igreja como edificantes. Um primeiro ciclo de visões aconteceu no final da década de 1940 e um segundo ciclo foi na década de 1960. As mensagens de Maria Rosa Mística a Pierina sempre apontava para três temas fundamentais: oração, sacrifício e penitência, representados respectivamente pelas rosas branca, vermelha e amarela. O objetivo destas práticas espirituais é reparar as ofensas praticadas contra Deus, principalmente pelas “almas consagradas”, mas também por todos os batizados. Pierina sofreu na pele a doença e também as dificuldades econômicas, típicas do seu tempo vivido entre a primeira e a segunda guerras mundiais. Neste contexto a mensagem da Virgem adquire um significado todo especial. A cor das rosas têm ainda um outro sentido. A rosa branca aponta para a necessidade de oração para reparar os pecados de todos os religiosos e religiosas que não vivem de modo coerente com sua vocação. A rosa vermelha recorda a necessidade de sacrifício de reparação pelos religiosos que vivem em estado de pecado mortal. E, finalmente, a rosa amarela é uma recordação da necessidade de penitência reparadora pelos sacerdotes que estão traindo sua vocação e especialmente para que sejam cada vez mais santos.
Durante minha infância, apesar de ser descendente de italianos vindos da Brescia, não conheci a devoção à Rosa Mística. Porém, desde criança tocava uma canção nas missas da paróquia de minha cidade natal: “Maria, minha mãe, Maria!” A letra diz a certa altura: “… cultivo um jardim de rosas, que não têm espinhos pra te machucar. Cultivo um jardim tão lindo, rosas perfumadas pra te ofertar!” Quando gravei meu primeiro disco tive o cuidado incluir esta canção evocando as memórias da infância. Até hoje recebo inúmeros testemunhos de pessoas que são tocadas por esta canção. Algumas conversões de maridos me surpreendem. Um deles recentemente pediu que eu cantasse esta canção em uma apresentação musical. Ao cantar, as lágrimas rolaram. Fiquei impressionado por ver de que modo as flores podem mudar o coração das pessoas. É claro que não falo das flores desta terra. Maria é uma flor no jardim de Deus. Ela não é o nectar da salvação. Não é deusa. Mas tem a capacidade de uma flor de atrair todas as abelhas e beija-flores por sua beleza. Ao nos aproximarmos da flor acabamos encontrando aquilo que ela esconde no seu interior: a mística do céu, o segredo da vida, a salvação. Infeliz de quem rejeita a beleza exterior; infeliz de quem não se aproxima de Maria. Como diz o poeta: “Queixo-me às rosas, mas que bobagem, as rosas não falam, simplesmente as rosas exalam, o perfume que roubam de ti…” (Cartola). Rosa Mística, rogai por nós!

0 comentários:

Postar um comentário

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

SEGUIDORES

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews