domingo, 15 de janeiro de 2012

Paróquia N. S. Mãe dos Homens

A Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens é a mais antiga da Diocese de Criciúma. Sua sede é a cidade de Araranguá. Em 04 de maio de 1864, o Cabido Curial do Rio de Janeiro concedeu a fundação da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.Já antes, em 1815, no dia 02 de setembro, Dom José Caetano da Silva Coutinho havia cedido licença para que em Araranguá, os padres que atendiam Laguna construíssem uma Capela.
Nestes 143 anos, a Paróquia teve 20 Párocos. Atualmente está sob os cuidados do pároco Pe. Antonio Marcos M. Madeira e dos auxiliares, Pe. Vilcionei Baggio – Jusefinos de Murialdo e Pe Arcângelo Spricigo.Vale lembrar que, mesmo tendo passado por aqui elevado número de sacerdotes, nestes 143 anos de história, a Paróquia não tem registro de nenhum filho que tenha sido ordenado sacerdote, nascido no seu território. Hoje, a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens é formada por 23 Comunidades, organizadas. São Comunidades, em sua maioria, urbanas, algumas, litorâneas e poucas rurais.
Como vivência eclesial a Paróquia esmera-se em seguir o Plano Diocesano de Pastoral, respeitando a identidade de sua história e formação.


Fonte: Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

0 comentários:

Postar um comentário

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

SEGUIDORES

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews