domingo, 24 de abril de 2011

Muito além do dia 24

   


   A Páscoa não acaba em 24 de abril. Para alguns, essa afirmação pode ser óbvia, mas infelizmente para tantos outros não é uma verdade de fé.
   Durante aproximadamente 40 dias, preparamo-nos com uma esperança tão viva quanto à fé em Nosso Senhor. Na Semana Santa, vem a emoção, através de filmes e encenações que retratam os últimos dias do Filho de Maria sobre a terra. Acompanhamos também as celebrações de Lava-pés, a Via Sacra e a noite da vigília. Até que finalmente chega o Domingo. O que deveria ser o ápice da fé, a ocasião mais importante do ano, é tratado como mais um feriadão, dia de fazer churrasco e ir à praia.
   Após o domingo, a coisa só piora. Percebemos um triste esquecimento da paixão que o Senhor demonstrou por cada um. É como se a “Páscoa” tivesse terminado. E de fato, a data que muitos vivem, formada só de chocolates e “baladas”, realmente não avança o dia 24.
   Mas nós somos diferentes. Acreditamos na Páscoa como a nossa passagem para uma situação melhor, da morte para a vida, do pecado para a graça, da escravidão para a liberdade, baseado não em nossas forças, mas na fé em Jesus Cristo. Algo que se dá não só no rito da Liturgia; que deve acontecer em cada instante da vida do homem em busca da terra prometida, da vida nova da felicidade.
   A partir dali, entramos no Tempo Pascal. Período entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes. Por isso, 50 dias na presença do Ressuscitado, em que nos preparando para receber o Espírito Santo prometido.
    Vamos viver este período de maneira diferente? Nossa Senhora é associada plenamente à continuidade do mistério de Cristo na dimensão do Espírito, que se inaugura na manhã da Páscoa e tem como momento especial a efusão do Espírito Santo, em Pentecostes. Que possamos nos espelhar na experiência de Maria, como Mãe e discípula que não terminou ao pé da Cruz.
Fabíola Goulart

0 comentários:

Postar um comentário

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

SEGUIDORES

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews