terça-feira, 2 de novembro de 2010

Música da Hora - A História do Rock Católico

Na sessão música da hora, iremos apresentar novidades, curiosidades e histórias sobre a música católica e seus vários estilos. "Pois tudo o que Deus criou é bom e nada  há de reprovável, quando se usa com ação de graças. Porque se torna santificado pela palavra de Deus e pela oração."  Timóteo I 4, 4-5

Cantai ao Senhor um cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação.
O Senhor fez notória a sua salvação, manifestou a sua justiça perante os olhos dos gentios.
Lembrou-se da sua benignidade e da sua verdade para com a casa de Israel; todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus.
Exultai no Senhor toda a terra; exclamai e alegrai-vos de prazer, e cantai louvores.
Cantai louvores ao Senho crom a harpa; com a harpa e a voz do canto.
Com trombetas e som de cornetas, exultai perante a face do Senhor, do Rei.
Brame o mar e a sua plenitude; o mundo, e os que nele habitam.
Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas,
Perante a face do Senhor, porque vem a julgar a terra; com justiça julgará o mundo, e o povo com eqüidade.

O Brasil tem um dos maiores celeiros do rock cristão do mundo, tendo inclusive sido pioneiro no uso do hard rock/heavy metal como forma de evangelização na Igreja Católica. É natural se pensar que o pioneirismo viria de países mais desenvolvidos, mas devido à presença de muitas Igrejas evangélicas de segmentos mais pentecostais, o rock ganhou um cenário forte no meio evangélico, e assim se tornando mais propício ao surgimento de um cenário forte de rock católico no país.

O rock católico nada mais é do que uma das maneiras de inculturação da Fé, direção tomada pela Igreja após o Concílio Vaticano II. Os evangélicos na década de sessenta e setenta apenas se anteciparam na criação do rock cristão, pois o Espírito Santo soprou primeiro em sua Igreja, que só não foi pioneira por que teve que enfrentar uma estrutura muito conservadora, que de certo modo persiste até hoje.

O início do rock católico passa pela Renovação Carismática, que renovou a espiritualidade da Igreja de Cristo, pois os diversos ritmos musicais passaram a ser usados de maneira mais intensa como forma de atrair a atenção do jovem e o povo em geral para dentro da Igreja. Dentro do rock o grande percussor foi à banda Cristoatividade...

A história desta banda se confundiu, com inicio do rock católico no Brasil. Em maio de 1990, na época Eraldo Mattos, diretor da recém criada gravadora, Codimuc, e um baixista atuante na Renovação Carismática Católica, toma os primeiros passos na formação do rock católico, criando a banda Cristoatividade.

Por Jackson Paula | do SacraMusic
Fonte:
www.sacramusic.com

0 comentários:

Postar um comentário

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

SEGUIDORES

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews