terça-feira, 7 de setembro de 2010

Orientação da Igreja Católica - Censo 2010

O Censo 2010, vem chamando a atenção pelas alternativas de Igrejas ou Religiões “Católicas” que aparecem na pesquisa.


A pergunta que se refere à religião (”qual é sua religião?”) pode gerar confusão, perplexidade e distorção dos dados da realidade. De fato, quem responder “sou católico”, ou “minha religião é a católica”, será colocado diante de uma lista de nada menos que 27 opções de “católicos” ou de “religiões católicas” supostamente diferentes. Fica a pergunta sobre os reais motivos dessa formulação da questão, quando boa parte das alternativas (bem 12) dizem respeito à mesma Igreja/religião Católica Apostólica Romana. Nossos católicos poderão ser levados a indicar uma opção equivocada, que não corresponda à sua/nossa Igreja ou religião: Católica Apostólica Romana.

Portanto, recomendo que nossos fiéis católicos sejam oportunamente orientados a responder: “sou católico apostólico romano”, ou “minha religião é a Católica Apostólica Romana”. Sugiro que a questão seja explicada sem demora ao povo nas Missas (avisos) e em outras circunstâncias (jornais, revistas, internet). O Censo já está acontecendo. Em anexo, envio-lhes a lista do IBGE, relativa às opções de “católicos” constantes no Censo 2010.

Abaixo segue as opções dispoíveis no Censo 2010.

Católica Apostólica Brasileira
Católica Apostólica Carismática
Católica Apostólica Cristã
Católica Apostólica Ortodoxa
Católica Apostólica Romana
Católica Armênia
Católica Bizântino
Católica Brasileira
Católica Carismática do Brasil
Católica do Brasil
Católica Maronita
Católica Melquita
Católica Não Apostólica
Católica Novo Mandamento
Católica Ortodoxica Armênica
Católica Ortodoxica Grega
Católica Ortodoxica Russa
Católica Pentecostal
Católica Renovação Carismática
Católica Renovada
Católica Síria
Católica Tradicionalista
Católica Ucraniana
Catolicismo Apostólico Romano
Católico Congregação Mariano
Católico Congregado Mariano
Católico Conservador

Reflexão:


[O Censo já está acontecendo. Qual é mesmo sua religião? Sua Igreja? - Somos “católicos”, e isso significa que nossa religião se propõe para todos os povos e culturas, sem restrições, para levar-lhes a Boa Nova do Reino de Deus, a luz, o sal e o fermento do Evangelho de Cristo. Somos “apostólicos” porque professamos a fé em Deus recebida de Jesus Cristo, através dos apóstolos, e conservada fielmente pelos legítimos sucessores dos apóstolos até nossos dias. Somos “romanos” porque nossa Igreja é congregada e presidida na verdade e na caridade pelo Papa, Sucessor do apóstolo Pedro, a quem Jesus encarregou de “apascentar as ovelhas e cordeiros de seu rebanho” (cf Jo 21,13-17) e de “confirmar os irmãos na fé” (cf Lc 22,32). S.Pedro derramou seu sangue por Cristo e pelo Evangelho em Roma; lá se encontra seu sucessor, ainda hoje; por isso, nossa Igreja é chamada Católica Apostólica “Romana”].

Card. Odilo P. Scherer

Arcebispo de São Paulo

Fonte: RCC Santa Catarina

0 comentários:

Postar um comentário

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

SEGUIDORES

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews